Como fazer chá caseiro

Oi, gente! Tudo bem? Quem me conhece sabe que amo chá e bebo todos os dias! Faz algum tempo que aqui em casa passamos a consumir mais chás naturais, com as folhas secas das plantas, do que os de saquinhos que já vem prontos nas caixinhas. Gostamos dos dois tipos, mas o chá com as plantas secas fica muito mais concentrado e saboroso. Hoje vou contar pra vocês como minha mãe fez o chá caseiro de erva cidreira (mas serve pra vários sabores de chá).
 
Erva cidreira 
 
Temos um pé de erva cidreira no quintal de casa, mas já vi várias plantas boas pra fazer chá pra vender no mercado, em vasinhos, o que dá pra manter mesmo se você mora em apartamento! Deixa um cheiro super gostoso na casa e não ocupa muito espaço.
 
Erva cidreira  

O chá de erva cidreira (Cymbopogon citratus Stapf), é principalmente indicado para aliviar as cólicas menstruais. Tem também função diurética, auxilia quem está com tosse e melhora a qualidade do sono, trazendo mais tranquilidade.
 
Chá verde

Para fazer o seu chá caseiro é super simples:

1. Colha as folhas da planta (é bom usar as que já estão mais secas);
2. Lave-as e deixe-as escorrer num papel toalha;
3. Leve ao forno por cerca de 10min em 160ºC;
4. Espere esfriar e coloque num recipiente fechado.

Lembre-se de armazenar em um local seco e ao abrigo da luz, para conservar por mais tempo. 
 
Anis estrelado
 
Dessa maneira, fica mais fácil ter chá por mais tempo e aproveitar bem a planta. Não sei dizer exatamente o tempo de conservação porque aqui em casa consumimos relativamente rápido, mas acredito que dure bastante.
 
Combinação de chá verde, cavalinha, anis estrelado e erva cidreira
 
Você pode colocar o chá pronto puro ou misturado com outros chás direto no infusor ou também passá-lo num coador com filtro, se as folhas forem muito pequenas ou soltarem muito farelo. Depois é só acrescentar água quente e apreciar o seu chá.
Ah, como eu queria poder ter uma parede cheia de sabores diferentes de chá! Adoro fazer misturinhas novas e combinar os sabores. Aqui em casa os que mais usamos são: hortelã, chá verde, cidreira, hibisco, cavalinha e anis estrelado.
 
 Chá verde, cavalinha e erva cidreira 

Espero que o post tenha inspirado vocês a criarem os próprios chás em casa e se aventurarem nesse mundo mágico que é uma boa xícara de chá! ❤ Beijos.

Posts Relacionados

6 comentários